CINE anuncia a sua nova diretora.
01 de December de 2020
01 de December de 2020

A professora Ana Flávia Nogueira (UNICAMP) é a nova diretora do CINE. Pesquisadora principal da divisão/ programa de Portadores Densos de Energia desde o lançamento do CINE, em 2018, a cientista atuou como diretora interina do centro em outubro e novembro deste ano. A partir deste mês, ela passa a ocupar o cargo de diretora do CINE.

 

Ana Flávia Nogueira substitui no cargo o professor Rubens Maciel Filho, da Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP, que dirigiu o CINE desde sua criação. Na vice-direção, permanece Camila Brandão, que é gerente do Programa de Pesquisa e Tecnologia em Novas Energias da Shell.

 

A professora Ana Flávia tem graduação em Química pela USP, e mestrado e doutorado em Química pela UNICAMP. Fez pós-doutorado no Imperial College London (Reino Unido) e foi pesquisadora visitante na Stanford University (Estados Unidos). É professora do Instituto de Química da UNICAMP desde 2004, onde fundou e coordena o Laboratório de Nanotecnologia e Energia Solar, grupo líder na América Latina em pesquisa sobre tecnologias emergentes para energia fotovoltaica. Além disso, a cientista integra os advisory boards de três periódicos da Royal Society of Chemistry (RSC): Journal of Materials Chemistry A, Journal of Materials Chemistry C e Materials Advances. Ela também é editora associada do Journal of Photonics for Energy (SPIE) e do Journal of Physics: Energy (IOP).

 

Enquanto pesquisadora, a nova diretora do CINE tem atuado no desenvolvimento de materiais funcionais e sua aplicação na conversão de energia solar. Tem experiência na área de células solares de perovskita, quantum dots de perovskitas e calcogenetos e óxidos funcionais e nanocompósitos com materiais de carbono para produção de portadores densos de energia. Pesquisadora 1B do CNPq, publicou cerca de 150 artigos científicos, sete capítulos de livro e um livro, além de depositar 3 pedidos de patentes até o momento.

 

 


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial